Gestão de Despesas em Telecom (TEM)

A Telecom Expense Management (TEM), que podemos entender como Gestão de Despesas em Telecom é uma metodologia que tem por objetivo gerenciar e otimizar os recursos dos serviços de telefonia fixa, móvel e dados das organizações a fim de gerar maior eficiência dos serviços e uma visão clara e estratégica dos custos.

Sabendo das dificuldades que as empresas enfrentam para conseguir fazer o gerenciamento de sua Telecom com as diversas demandas é que disponibilizamos uma equipe altamente capacitada e com foco total em Telecom, além do uso de plataforma própria para melhor gerenciamento dos processos. Atuamos como uma equipe para atender todas as suas demandas junto as operadoras.

Diagnóstico inicial gratuito.

O primeiro passo, é realizar um diagnóstico para entender o perfil de uso e identificar as oportunidades de melhorias nos processos, redução de custos e recuperação retroativa de valores cobrados indevidamente de forma personalizada e criteriosa.

Após a análise ser concluida, entregamos o resultado com indicação dos percentuais de redução encontrados de acordo com nosso benchmarking e os pontos de melhoria relacionados aos processos existentes.

Em 80 % dos nossos clientes reduzimos mais de 50 % dos custos com Telecom, além de encontrar oportunidade de recuperação de valores em 50 % dos casos.

Após o diagnóstico concluído e entregue, havendo uma avaliação positiva é que começamos o trabalho por assim dizer. Assumimos todas as demandas relacionadas a telefonia fixa, móvel e dados de acordo com os critérios estabelecidos pelo cliente e suas necessidades de uso.

Entre os serviços que iremos realizar estão:

  • Mapeamento de Oportunidade;

  • Adequação de Perfil;

  • Gestão de Faturas;

  • Gestão de Contratos;

  • Recuperação Retroativa;

  • Atendimento (Service Desk);

Agora vamos conhecer um pouco dos serviços citados.

  1. Mapeamento de Oportunidade.

Nesta etapa é onde fazemos uma investigação minuciosa do último ano de custos e uso dos serviços para poder entender todas as demandas e assim sugerir as melhores alternativas que satisfação as necessidades de uso e redução dos custos dos serviços utilizados por parte da empresa.

Apresentamos alternativas de serviços e valores de acordo com o nosso benchmarking e ficamos a disposição para todos os esclarecimentos técnicos para a melhor tomada de decisão por parte do cliente.

2. Adequação de Perfil.

Após a etapa de mapeamento de oportunidades e a escolha dos serviços e valores mais convenientes, nossa equipe irá executar a adequação dos serviços escolhidos pela empresa formalizando todos os processos de forma transparente para consultas e acompanhamento.


3. Gestão de Faturas;

Uma das etapas de grande desgaste das empresas é no tocante a fazer uma boa gestão de faturas, pois são muitas tarefas para monitorar e sem uma grande experiência aqui é onde perde-se muito tempo dos colaboradores e sem a garantia de que o melhor trabalho esteja realmente sendo realizado.

Oque fazemos nesta etapa:

  • Buscar faturas de forma proativa;

  • Auditar todas as faturas e serviços;

Após a auditoria de todas as faturas e serviços passando por uma análise sistêmica e acompanhada por um operador de pós-vendas e supervisor de pós-vendas para que qualquer inconformidade seja identificada, adotamos as seguintes práticas:


Não encontrando inconformidade:

  • Enviar as faturas para o cliente;

  • Confirmar o recebimento das faturas;

  • Alertar quanto ao prazo de pagamento;

Havendo alguma inconformidade;

  • Gerara contestação junto a operadora;

  • Informar o cliente da inconformidade;

  • Monitorar o andamento das contestações;

  • Encaminhar as faturas a tempo hábil;

  • Confirmar o recebimento das faturas;

  • Acompanhar quanto ao pagamento das faturas;

  • Alertar quanto ao prazo de pagamento;

4. Gestão de Contratos

É comum encontrarmos diferenças entre os valores contratados e os valores cobrados, reajustes de contrato aplicado fora das datas estipuladas ou até mesmo índices de reajustes diferente do que foi acordado. Para que isto não aconteça nossa equipe fará o gerenciamento de todos os contratos observando os seguintes critérios:

  • Objeto do Contrato;

  • Valor;

  • Data da assinatura

  • Prazos de reajustes e término;

  • Regras de SLA;

  • Multas (SLA, Cancelamento)

  • Índices de Reajustes;

  • RFP – Request for proposal;

5. Recuperação Retroativa

Uma vez identificado indícios de erros de cobrança nos serviços contratados, realizamos uma auditoria para identificar a quanto tempo e qual o montante do valor cobrado indevidamente.

Mediante apresentação do relatório com a projeção de recuperação para o cliente e com sua devida autorização, ingressamos com as contestações e negociações junto a prestadora de serviço, uma vez que o processo é administrativo o tramite e rápido e sendo cobrança indevida os valores devem ser reajustados, corrigidos e dobrado, podendo retroagir até 3 anos de forma administrativa e 5 anos de forma judicial.

6. Atendimento (Service Desk)

Sabemos que um grande custo e incomodo para todas as organizações relacionados aos serviços de telecomunicações é sem dúvida alguma quando precisamos fazer um contato para relatar algum problema, fazer uma adequação nos serviços, cancelar ou até mesmo para contratar novos serviços. Isto é sempre um grande desgaste onde perde-se tempo e nem sempre conseguimos o resultado esperado.

Disponibilizamos um time de especialistas no pós-vendas exclusivamente par atender estas necessidades. Não é mais necessário ligar para operadora, nos diga o que precisa e faremos isso para você.


  • Abertura de chamados;

  • Contratação de serviços;

  • Cancelamento de serviços;

  • Migração de serviços;

  • Gerenciamento de protocolos;

  • Acompanhamento de SLAs;

Tudo isso com o total controle do cliente e uma visão estratégica das informações sem que precise perder tempo com estas rotinas, e o melhor de tudo, sem precisar investir nada.