A Telecom Expense Management (TEM), que podemos entender como Gestão de Despesas em Telecom é uma metodologia que tem por objetivo gerenciar e otimizar os recursos dos serviços de telefonia fixa, móvel e dados das organizações a fim de gerar maior eficiência dos serviços e uma visão clara e estratégica dos custos.
Sabendo das dificuldades que as empresas enfrentam para conseguir fazer o gerenciamento de sua Telecom com as diversas demandas é que disponibilizamos uma equipe altamente capacitada e com foco total em Telecom, além do uso de plataforma própria para melhor gerenciamento dos processos. Atuamos como uma equipe para atender todas as suas demandas junto as operadoras.
O primeiro passo, é realizar um diagnóstico para entender o perfil de uso e identificar as oportunidades de melhorias nos processos, redução de custos e recuperação retroativa de valores cobrados indevidamente de forma personalizada e criteriosa.
Após a análise ser concluida, entregamos o resultado com indicação dos percentuais de redução encontrados de acordo com nosso benchmarking e os pontos de melhoria relacionados aos processos existentes.
Em 80 % dos nossos clientes reduzimos mais de 50 % dos custos com Telecom, além de encontrar oportunidade de recuperação de valores em 50 % dos casos.
Após o diagnóstico concluído e entregue, havendo uma avaliação positiva é que começamos o trabalho por assim dizer. Assumimos todas as demandas relacionadas a telefonia fixa, móvel e dados de acordo com os critérios estabelecidos pelo cliente e suas necessidades de uso.
Entre os serviços que iremos realizar estão:
Mapeamento de Oportunidade;
Adequação de Perfil;
Gestão de Faturas;
Gestão de Contratos;
Recuperação Retroativa;
Atendimento (Service Desk);
Agora vamos conhecer um pouco dos serviços citados.
Nesta etapa é onde fazemos uma investigação minuciosa do último ano de custos e uso dos serviços para poder entender todas as demandas e assim sugerir as melhores alternativas que satisfação as necessidades de uso e redução dos custos dos serviços utilizados por parte da empresa.
Apresentamos alternativas de serviços e valores de acordo com o nosso benchmarking e ficamos a disposição para todos os esclarecimentos técnicos para a melhor tomada de decisão por parte do cliente.
Após a etapa de mapeamento de oportunidades e a escolha dos serviços e valores mais convenientes, nossa equipe irá executar a adequação dos serviços escolhidos pela empresa formalizando todos os processos de forma transparente para consultas e acompanhamento.
Uma das etapas de grande desgaste das empresas é no tocante a fazer uma boa gestão de faturas, pois são muitas tarefas para monitorar e sem uma grande experiência aqui é onde perde-se muito tempo dos colaboradores e sem a garantia de que o melhor trabalho esteja realmente sendo realizado.
Buscar faturas de forma proativa;
Auditar todas as faturas e serviços;
Após a auditoria de todas as faturas e serviços passando por uma análise sistêmica e acompanhada por um operador de pós-vendas e supervisor de pós-vendas para que qualquer inconformidade seja identificada, adotamos as seguintes práticas:
Não encontrando inconformidade:
Enviar as faturas para o cliente;
Confirmar o recebimento das faturas;
Alertar quanto ao prazo de pagamento;
Havendo alguma inconformidade;
Gerara contestação junto a operadora;
Informar o cliente da inconformidade;
Monitorar o andamento das contestações;
Encaminhar as faturas a tempo hábil;
Confirmar o recebimento das faturas;
Acompanhar quanto ao pagamento das faturas;
Alertar quanto ao prazo de pagamento;
É comum encontrarmos diferenças entre os valores contratados e os valores cobrados, reajustes de contrato aplicado fora das datas estipuladas ou até mesmo índices de reajustes diferente do que foi acordado. Para que isto não aconteça nossa equipe fará o gerenciamento de todos os contratos observando os seguintes critérios:
Objeto do Contrato;
Valor;
Data da assinatura
Prazos de reajustes e término;
Regras de SLA;
Multas (SLA, Cancelamento)
Índices de Reajustes;
RFP – Request for proposal;
Uma vez identificado indícios de erros de cobrança nos serviços contratados, realizamos uma auditoria para identificar a quanto tempo e qual o montante do valor cobrado indevidamente.
Mediante apresentação do relatório com a projeção de recuperação para o cliente e com sua devida autorização, ingressamos com as contestações e negociações junto a prestadora de serviço, uma vez que o processo é administrativo o tramite e rápido e sendo cobrança indevida os valores devem ser reajustados, corrigidos e dobrado, podendo retroagir até 3 anos de forma administrativa e 5 anos de forma judicial.
Sabemos que um grande custo e incomodo para todas as organizações relacionados aos serviços de telecomunicações é sem dúvida alguma quando precisamos fazer um contato para relatar algum problema, fazer uma adequação nos serviços, cancelar ou até mesmo para contratar novos serviços. Isto é sempre um grande desgaste onde perde-se tempo e nem sempre conseguimos o resultado esperado.
Disponibilizamos um time de especialistas no pós-vendas exclusivamente par atender estas necessidades. Não é mais necessário ligar para operadora, nos diga o que precisa e faremos isso para você.
Abertura de chamados;
Contratação de serviços;
Cancelamento de serviços;
Migração de serviços;
Gerenciamento de protocolos;
Acompanhamento de SLAs;
Tudo isso com o total controle do cliente e uma visão estratégica das informações sem que precise perder tempo com estas rotinas, e o melhor de tudo, sem precisar investir nada.